quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Amor e lealdade de um cão

História linda, verídica. Preparem os lenços !!!
Era uma vez...

"Hachikō (ハチ公), conhecido em japonês como chūken Hachikō (忠犬ハチ公, "cão fiel Hachikō" em tradução livre), foi um cachorro da raça Akita nascido na cidade de Ōdate, na Prefeitura de
Akita, e é lembrado pela sua lealdade pelo dono, que perdurou mesmo após sua morte.

Em 1924 Hachikō foi trazido a Tóquio pelo seu dono,
Hidesaburō Ueno, um professor do departamento de agricultura da Universidade de Tóquio. Hachikō acompanhava Ueno desde a porta de casa até a não distante Estação de Shibuya, retornando para encontrá-lo ao final do dia.

A rotina continuou até Maio do ano seguinte, quando numa tarde o professor não retornou em seu usual trem, como de costume. Ueno sofrera um AVC na universidade naquele dia, nunca mais retornando a estação onde sempre o esperara Hachikō.
Hachikō foi dado à outra pessoa após a morte de seu mestre, mas ele escapava constantemente, aparecendo diversas vezes em sua antiga casa. Depois de certo tempo, Hachikō aparentemente se deu conta de que o Professor Ueno não mais morava ali. Então tornou a procurar na estação de trem onde o encontrara diversas vezes antes. Dia após dia, em meio aos apressados passageiros, Hachikō esperava pelo retorno de seu amigo.
A figura permanente do cão à espera de seu dono atraiu a atenção de alguns transeuntes. Muitos deles, frequentadores da estação de Shibuya, já haviam visto Hachikō e Professor Ueno indo e vindo diariamente no passado. Percebendo que o cão esperava em vão a volta de seu mestre, ficaram tocados e passaram então a trazer pestiscos e comida para alivar sua vigília.
Por 10 anos contínuos Hachikō aparecia ao final da tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com seu dono.


Naquele mesmo ano, um dos fiéis alunos de Ueno viu o cachorro na estação e o seguiu até a residência dos Kobayashi, onde aprendeu a história da vida de Hachikō. Coincidentemente o aluno era um pesquisador da raça Akita, e logo após seu encontro com Hachikō, publicou um censo de Akitas no Japão. Na época haviam apenas 30 Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachikō da estação de Shibuya.
O antigo aluno do Professor Ueno retornou frequentemente para visitar o cachorro e durante muitos anos publicou diversos artigos sobre a marcante lealdade de Hachikō. Em 1932 um desses artigos, publicado num dos maiores jornais de Tóquio, colocou o cachorro em evidência. Hachikō se tornou sensação nacional. Sua devoção à memória de seu mestre impressionou o povo japonês e se tornou modelo de dedicação à memória da família. Pais e professores usavam Hachikō como exemplo para educar crianças. Um reconhecido artista japonês esculpiu a estátua do cachorro, e pelo país a fora a fama se espalhou e a raça Akita cresceu.
Hachikō morreu em 8 de março de 1935. Seus restos mortais estão em guarda do Museu Nacional de Ciência do Japão em Ueno, Tóquio. "

Este fragmento foi extraído do Wikipédia.
Para ver o vídeo lindo lindo lindo lindo lindo e lindo da história, clique AQUI.
E vale um doce de batata doce pra quem conseguir assistir até o fim sem chorar MUITOOOOO.



Lambs

8 comentários:

  1. Ai Léo, foi preciso um lenço mesmo, que história linda!
    Animais são mesmo seres fantásticos!
    beijinho
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Ai , eu li essa história em uma revista , uma matéria sobre o Akita , chorei por dentro

    ResponderExcluir
  3. Léo meu fofuxo, tem selinho pra vc, mas tá lá no meu outro blog:
    http://gattitosfashion.blogspot.com
    Passa lá pra pegar.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Me dá um lençol!!!! Lindo e emocionante; os animais sempre nos dando lições... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querido Léo, seu blog é um sonho, por isto te indiquei para receber um selinho, por favor, aceite de coração. Abraços e bitoquinhas, Ana Clara.

    ResponderExcluir
  6. Vixe....tô chorando até agora. Já sabia da história, mas todas as vezes que eu a leio, me acabo em lágrimas....
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tem selinho para você lá no meu blog "Alguém que ama gatos" , passa lá pra pegar...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amiguinho; saudades tuas! Tem selinho lá no blog para ti! Beijos

    ResponderExcluir