sábado, 30 de janeiro de 2010

Sente o drama




Este post é para quem tá pensando em ter um bichinho de estimação.
Não é minha intençaõ desencorajar ninguém, só que é preciso pensar em todas as coisas antes de tomar uma decisão como essa. Porquê?
Bem, um bichinho é uma vida, e uma vida que vai depender de você. Não é como um aparelho eletrônico que quando você enjoar, simplesmente poderá deixar de lado.
Seu amigo de estimação vai viver muitos (de 15 a 20) anos, e vai depender de você todo esse tempo. Você vai ser responsável pela saúde, alimentação e bem estar desta vidinha.
E tem mais:
O bichinho tem sentimentos. Ele sente quando você o ama, e sente também quando você o despreza.
Porque tô dizendo tudo isso?
Tem muitos e muitos aumiguinhos aubandonados; peludinhos que tiveram suas famílias, que foram queridos, amados, mas seus donos por algum motivo, deixaram de querer sua cãopanhia.
Por isso, antes de resolver ter seu aumigão, pense bem.
Primeiro, se você tiver como, prefira adotar a comprar. Nem precisa explicar o motivo né ?!
Depois, bem... aqui vai meu depoimento, e acredito que a maioria dos outros animais de estimação não sejam muito diferentes de mim.
Leiam com atenção e estejam preparados para cuidar bem de seus bebês de 4 patinhas !

*Aqui onde minha mãe mora, não tem feira de adoção. Ela até procurou saber, mas não encontrou. Uns 6 meses depois da minha chegada ela ficou sabendo que tem uma a mais ou menos 3 horas daqui. Assim sendo, fui comprado (e tava na promoção porque ninguém me queria por causa da falha de pêlos que eu tenho na testa - mas minha mamis me quis ! ).*

- Eu sou lindo. Sou fofo. Sou uma gracinha.
Mas faço xixi. Faço cocô. E muito.
Quando cheguei em casa, fiz xixi na sala, na cozinha, no sofá, no tapete, na almofada, enfim marquei legal meu território hehe. Ou seja; se você pensa em ter um cachorrinho, tenha em mente que nos primeiros dias ele vai sujar sua casa, e você vai precisar de paciência para limpar tudo e ensina-lo a fazer no local correto.
Tomei a minha vacina de imunização que são 3 doses, tive que tomar remédio por causa de um parasita que estava nos meus ouvidos, depois tomei vacina anti-rábica. Teve um dia que passei mal, tive diarréia e fui ao veterinário, tomei injeção e soro. Isto quer dizer, um animalzinho dá um certo gasto.
Não é uma fortuna, mas precisa comer, e ter sua saúde em dia.
Quem é canditato (a) a ter um filhinho peludo precisa estar disposto a gastar com seu bebê.
Todo animal, precisa ter contato com a natureza, precisa correr, caminhar, precisa pisar na grama, precisa ter contato com outros bichinhos, precisa sentir cheiros diferentes, conhecer árvores, areia, terra, crianças, precisa se acostumar com o barulho dos carros, das ruas.
O que quero dizer é: os passeios são fundamentais. Quem tem um quintal espaçoso pode até se dar ao luxo de dar passeios esporadicamente, porém quem mora em apartamento, saiba: o passeio diário é essencial.
Parece legal passear com seu cão. E de fato é. Mas tem uns pormenores:
Minha mãe sai comigo nos dias lindos de sol, mas também nos dias de chuva. E quando a gente sai na chuva, na volta ela tem que me secar e passar talco (porque cheiro de cachorro molhado é uó).
A gente mora no quinto andar de um prédio sem elevador, então pra me levar ela desce 5 andares, depois sobe tudo de novo.
De manhã antes de ir trabalhar a gente faz nosso passeio matinal. Para isso ela acorda às 5:50 hs se arruma, me pega e lá vamos nós: 5 andares de escada, aí a gente passeia, ela pega meu cocô e joga no lixo, e então voltamos: mais 5 andares de escada comigo no colo (claro, porque eu não subo escada que não sou bobo nem nada hehe).
E quando ela volta do trabalho, tem passeio de novo.
É lindo e delicioso este nosso momento juntos, mas tem dias em que ela tá cansada, tem dia que tá frio e que de manhã ela precisa de 2 calças e 4 blusas pra sair comigo. Tem dia que ela tá com dor de cabeça, tem dia que tá gripada, mas nunca ela deixou de me levar.
Qual a vantagem?
Bem eu sou um cãozinho feliz, nadica de nada estressado, não costumo latir à toa, faço minhas cãominhadas que me deixam saudável, tomo meu solzinho, cheiro meus matinhos. Então quem quer um bichinho: pense muito bem nisso tudo.
Além desses cuidados, ainda tem as artes né: já roí porta, portão, sapato, chinelo, já roubei comida e já rasguei tapete.
Resumindo: é muito bom ter um cachorro, mas não esqueça que tem o lado iraaaado do negócio.
Tem dia que você vai perder a paciência, tem dia que você vai ter preguiça, sim pois não é só ensinar fazer xixi no lugar certo, levar no veterinário, limpar cocô, levar pra passear, dar comida e arrumar a bagunça. Você ainda tem que dar banho, escovar e o mais importante: tem que dar atenção, carinho, amor.
O lado bom de tudo isso???
Sempre que você chegar em casa, você vai se sentir o Elvis em pessoa !!! Seu bichinho sempre vai fazer muita festa pra você, vai pedir seu carinho, sua atenção e vai te amar muito.
Vai te acãopanhar onde quer que você vá, vai dormir no seu pé e nunca vai te aubandonar. Então, esteja ciente de tudo isso e nunca aubandone ele também.

Lambs :)

4 comentários:

  1. Simplismente lindo, tudo que vc escreveu!
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Léo, sua mãe caprichou neste post. Foi uma das histórias mais coerentes que já li... eu sempre digo isso prá todo mundo: ter um cão é ter um filho bebê pro resto da vida. Ele não fala, só anda... e depende de você prá quase tudo...
    Vou eleger este meu post preferido número 2 porque ainda não li nada que batesse aquele post sobre sua caminha que virou caixinha de papelão...

    ResponderExcluir
  3. mto lindo...e bem consciente...todo mundo deveria ler um post assim...amei...bjuss

    ResponderExcluir